Vem!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que fazer em casos de incêndio???


Bom dia, gente!
Ontem vivi algo que parecia cena de filme: fogo, fumaça, gente agitada, extintores, bombeiros... moro no último andar de um prédio que tem 7 andares. Estava assistindo tv e navegando na web, enquanto marido foi ao mercado comprar refrigerante para o lanche... entre 5 e 6 horas da tarde... senti um cheiro de fio queimado, muito forte, e até pensei que fosse da minha lavadora de roupas que estava funcionando... fui até a lavanderia e nada... olhei pela janela e vi muita fumaça saindo de uma janela no terceiro andar... caraca! Fiquei assustada e sem saber o que fazer, a princípio... olhei de novo e muita fumaça... do outro lado da avenida, vi um carro parado, um casal agitado, fazendo sinal de que estava pegando fogo mesmo... meu marido entrou na garagem e me fez sinal para ligar par aos bombeiros... liguei, avisei, fechei o apto (deixando tudo ligado!) e desci as escadas, pensando primeiro em bater na porta pra ver se tiinha alguém lá dentro do apto que estava pegando fogo... quando cheguei no 5º andar, já não conseguia ver mais nada além da fumaça, e nem respirar direito, devido ao cheiro fortíssimo... é algo muito ruim, não dá puxar o ar, a tosse vem instantaneamente, horrível!!! Encontrei algums rapazes pelo caminho, pegando os extintores dos andares, arrombaram a porta do apto e foram tentar apagar o fogo, e pedindo pra todos sairem do prédio...
Fomos para a garagem, a principio, e depois ficamos na calçada, do lado de fora do prédio... alguns moradores aparecendo nas janelas, perguntando o que estava acontecendo, e a gente pedindo pra descer, pois estava pegando fogo... rs cena de novela, filme, sei lá!
Os bombeiros levaram cerca de 10 minutos pra chegar ao local, todos paramentados, muito legal (só de ver, não de viver... rsrs). Felizmente, o fogo já havia sido apagado pelos extintores, mesmo assim eles subiram, colocaram um exaustor para tirar um pouco da fumaça tóxica que tomou conta do prédio e levou uns 40 minutos para podermos voltar pra casa...
O que aconteceu? A irresponsável da moradora do apto em chamas, uma adolescente mal-educada, saiu e deixou a panela no fogo... pode??? E vocês não imaginam com o que ela ficou preocupada... deu vontade de bater nela! Ficou lamentando a porta arrombada, que estragou a fechadura e não sei o que lá... peloamor, né?! Dá ou não vontade de bater numa pessoa dessas??? Colocou a vida de todos em risco e fica chorando pela porta que estragou???
Bom, graças a Deus não aconteceu o pior, ninguém se machucou, o apto estava vazio e não tinha muitas famílias no prédio (aqui moram mais estudantes, que vem de outras cidades e passam o final de semana com suas famílias)...
Com o acontecido, percebemos que precisamos saber e fazer coisas básicas para evitar que o pior aconteça. Peguei essas dicas nesse site:

Em casos de incêndio - como devemos agir?
  • Ao perceber indícios de incêndo (fumaça, cheiro de queimado, estalidos, etc.), aproxime-se a uma distância segura para ver o que está queimando e principalmente a extensão do fogo.
  • Dê o alarme atráves de algum meio disónível aos responsáveis pela administração do prédio, a seguranças e/ou telefone para o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
  • Caso não sabia combater o fogo ou não consiga dominá-lo, saia imediatamente do local, fechando todas as portas e janelas atrás de si, sem trancá-las, desligando a eletricidade e alertando os demais ocupantes do andar.
  • Não perca tempo tentando salvar objetos, sua vida é muito mais importante.
  • Mantenha-se vestido, pois a roupa protege o corpo contra o calor e a desidratação.
  • Procure chegar ao térreo usando sempre a escada, sem correr. Jamais use o elevador, pois a energia é normalmente cortada, e poderá ficar parado, sem contar que existe o risco dele abrir justamente no andar em chamas.
Estou preso no incêndio: como devo proceder?
  • Se não puder sair, mantenha-se próximo a uma janela, de preferência com vista para a rua. Sinalize sua posição até que seja percebido.
  • Feche, mas não tranque, a porta do cômodo onde estiver. Vede as frestas com um cobertor ou tapete para não deixar entrar fumaça.
  •  Em caso de fumaça, mantenha-se junto ao chão e utilize um lenço ou toalha molhada sobre a boca e o nariz (filtro). Deixe a fumaça escapar abrindo uma janela  (ou quebrando o vidro se ela for fixa).
  • Atire pela janela o que puder queimar facilmente (papéis, tapetes, cortinas, etc.), mas com cuidado para não machucar quem estiver na rua.
 Essas dicas são bem úteis! Acrescento mais uma: como o gás aqui no prédio é encanado, é preciso desligar o gás central, pois o risco de explosão atrás da rede de gás é muito grande, e pode atingir todos os aptos. Eu cometi vários erros: deixei tudo ligado (tv, notebook, lavadora de roupas), esqueci de pegar o celular, tranquei a porta do apto, demorei para ligar para o 193 pensando que outras pessoas já deveriam ter ligado, não avisei meus vizinhos conforme fui descendo as escadas... nossa! Que vergonha de mim mesma! Mas estar dentro da situação é totalmente diferente do que ver de fora, gente... nunca passei por isso e fiquei meio apavorada... sorry! Acho que o que fiz de mais certo foi descer pelas escadas, ao invés de usar o elevador, e proteger minhas vias áreas respirando com a camiseta no nariz, como um filtro... ah! fechei as janelas do apto antes de sair para não encher de fumaça. Teve gente que não conseguiu passar a noite na própria casa pois encheu de fumaça tóxica...

Espero que as dicas ajudem!
Beijos, semana abençoada a todos!

5 comentários:

Aline Vachelli disse...

Caramba!! A gente nunca imagina que vai passar por alguma situação assim!
Que bom que todos ficaram bem!!
Eu acho que também ficaria perdida em uma situação assim...
Beijos

Arte Com Quiane disse...

nossa que horror!!!
ainda bem que nao houve uma tragedia maior!
bjus querida!!

Helena Garcia disse...

OI, amiga , que susto, hein?
POis é, a gente nunca imagina que coisas assim possam acontecer com a gente, né? ...obrigada pelas dicas, Lígia!! VOu me atentar também pra elas !

Querida, quanto a sua pergunta do preço do frete...fica assim, amiga;
De PR Capital Para Bairro: Vila Fujita, Cidade: Londrina, UF: PR
Forma de Envio Valor
Encomenda PAC 11,50 ( de 5 a 7 dias)
Sedex 14,70 ( 1 dia útil )

Qualquer coisa se vc se decidir é só falar,tá?
vc já foi lá na lojinha do ELO 7 ? Lá tem outras e tem o valor, as medidas, tudo certinho....O linkg é este: ateliediaadiacorridinho.elo7.com.br

Muiiiiiiiito obrigada pelo seu carinho sempre comigo, viu querida
!
Que o Senhor te abençoe grandemente !!
Beijão
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Aline Vachelli disse...

Oie!!! Seu trabalho é lindo e merece ser divulgado!!! =D
Um grande beijo!!! Fiquei feliz que tenha gostado!!!!

Patrícia Lopes de Lara disse...

Oi Lígia
Sabe que faz quase dois meses que passamos por isso tambem. pensei em falar sobre isso no blog tambem, só que mais tarde, porque o trauma aqui foi grande. Foi próximo a meia noite. Estávamos dormindo e acordamos com os bombeiros lá em baixo.
Tentamos descer tambem com as crianças mas nao conseguimos tambem pela fumaça e tivemos que voltar. E ai ficamos presos no apartamento ate os bombeiros nos resgatarem. Dormimos em um hotel pois os bombeiros nao recomendaram passar a noite aqui.
O meu pequeno ainda esta bem assustado, por isso ainda nao tinha conseguido escrever. Mas lembro que logo no hotel fui para a net pesquisar sobre como agir nesses casos.
Obrigada por compartilhar
Bjs
Patricia
Patipins.blogspot.com
Agora lendo suas dicas